sábado, 21 de dezembro de 2019

ORIENTADORES DE FORMAÇÃO - UMA APOSTA GANHA


1992. Criação pelo Ministério da Saúde da figura do "orientador de formação", por proposta do Conselho Nacional dos Internatos Médicos (CNIM) ao Departamento de Recursos Humanos da Saúde. A par da expectativa interessada e construtiva dos internos e da maioria dos especialistas, muitos deles responsáveis pela formação pós-graduação, houve nalguns círculos de médicos uma atitude de descrença acompanhada da tentativa de destruir essa figura logo à nascença. Aparentemente não conseguiram tais colegas antever as funções desse orientador de formação criado por lei, e a sua importância na preparação dos internos, ou então, por razões várias que não é altura para tentar descortinar, não as quiseram ver. Não há realmente pior cego do que o que não quer ver.
Para os que a priori rejeitavam o orientador de formação proposto pelo CNIM, o ridículo seria o grande óbice para a sua existência, a par da sua completa inutilidade e até do perigo que poderia representar. Diziam eles que se queria comparar os internos de especialidade a crianças de jardim-escola, acompanhadas de perto pelos educadores, e que os especialistas teriam de suportar a presença constante dos seus orientandos. Mais: os internos do complementar eram perfeitamente capazes de aprender sozinhos, o que era preciso era que o Serviço onde estagiavam tivesse uma boa casuística; e o facto de serem postos a trabalhar exclusivamente com um especialista dar-lhes-ia uma visão muito restrita e truncada da matéria da sua especialidade.
Esta era a parte negativa apontada, vejamos o que era pretendido e o que aconteceu.
A regulamentação dos internatos médicos levada a cabo em Portugal forneceu aos internos portugueses um conjunto de direitos e deveres nessa fase da sua vida profissional. Esses direitos e deveres estão directa e intimamente relacionados com o programa de formação estabelecido para a sua especialidade, programa em que se definem os objectivos didácticos a atingir, quer do ponto de vista dos actos médico-cirúrgicos a praticar quer das atitudes e dos conhecimentos profissionais a adquirir. Os internos devem procurar atingir esses objectivos no decurso do seu período de formação, e têm o direito de exigir que na Instituição onde foram colocados lhes sejam criadas condições para que isso aconteça.
O programa de formação não é, obviamente, exaustivo, e deve servir antes como linha orientadora, indicando o que os internos devem minimamente ter feito e saber antes de poderem iniciar a sua actividade como especialistas. Por isso é também chamado currículo mínimo, contribuindo como tal para a definição quantitativa e qualitativa da idoneidade dos Serviços para ministrarem internatos de especialidade. Mas entre esse mínimo que é exigido e a melhor preparação pós-graduação possível vai uma distância que compete ao interno procurar percorrer, com a ajuda da Instituição e dos que, mais diferenciados, com ele nela trabalham.
No internato geral pretende-se que os jovens médicos adquiram as atitudes e o comportamento próprios dum profissional médico, no internato complementar quer-se que se formem como especialistas, entrando aqui a ajuda dos seus orientadores de formação. Mas note-se que estes não são os equivalentes modernos dos mestres da antiga Grécia na medicina hipocrática, em que os candidatos a médico aprendiam acompanhando os médicos, vendo como procediam, fazendo como eles faziam, ouvindo as suas explicações e o relato dos casos que tinham tido. Esse papel é, nos nossos dias, desempenhado por nós todos, quando médicos mais velhos e mais diferenciados com quem cada interno lida diariamente e a quem insensivelmente imita na sua actividade profissional, pelo menos até adquirir ele próprio uma capacidade crítica independente. Todos nos devemos, pois, lembrar permanentemente disto, e estar conscientes que o nosso comportamento e o nosso desempenho estão a servir de modelo para alguém menos diferenciado.
Mas para que servem então os orientadores de formação? A resposta é simples: para orientar a formação.
Orientar significa encaminhar, nortear. A formação médica pós-graduada é seguramente agora muito mais difícil e complicada do que em tempos idos, embora os meios para a sua obtenção sejam cada vez mais sofisticados e poderosos. O orientador de formação foi antes de mais delineado como um profissional com especialização na área de formação do interno, e capaz por isso de lhe transmitir algumas das suas experiências, aconselhá-lo quanto ao modo de melhor utilizar os recursos ao seu dispor, programar com ele e com o Director do Serviço os estágios a efectuar e a respectiva cronologia, animá-lo e ensiná-lo nos seus momentos de maior desânimo e de maior dificuldade. Momentos por que eventualmente já passou e que compreende perfeitamente. Um outro aspecto é a colaboração na produção de trabalhos científicos, de investigação, de revisão de casos clínicos ou de bibliografia, a apresentar nas reuniões do Serviço ou externamente, colaboração que servirá ao fim e ao cabo como um estímulo para os dois, orientador e orientando. A indicação de livros e de revistas técnico-científicos mais aconselhados é algo que se espera de quem orienta a formação profissional de alguém, bem como a escolha dos melhores locais para os estágios parcelares extra-Serviço, podendo eventualmente, de acordo com o Director de Serviço, estabelecer os contactos pessoais necessários. 
Uma preocupação constante do orientador de formação deve ser a avaliação dos progressos e das dificuldades revelados pelo interno, avaliação feita pessoalmente ou por troca de impressões com os especialistas com quem ele tenha trabalhado directamente. Esta avaliação contínua é fundamental para o aproveitamento do internato, isto é, para corrigir atempadamente erros ou insuficiências na formação. Periodicamente há avaliações formais, de conhecimentos e do currículo entretanto conseguido, em que o orientador também participa, tal como na avaliação final, contribuindo assim para um melhor conhecimento do interno e, portanto, para uma classificação o mais correcta possível.
É este o papel previsto para o orientador de formação, e há que admitir que duma maneira geral ele tem sido adequadamente desempenhado pelos colegas a quem foi distribuído. Como em todas as áreas da actividade humana, haverá com certeza uns melhores do que outros, uns com mais jeito, ou mais capacidade, ou mais vontade para desempenhar as suas funções. Mas isso não põe seguramente em causa as próprias funções, e a sua importância. E a verdade é que a figura do orientador de formação se instalou e faz parte do dia a dia dos nossos internatos. Para além do seu efeito benéfico na própria formação, ele veio contribuir para um maior entrosamento na equipa médica de cada Serviço, contribuindo imperceptivelmente para desenvolver um maior espírito de entreajuda e de colaboração, dentro e fora do Serviço. E ousarei dizer que muitos trabalhos científicos, alguns eventualmente de grande qualidade, tiveram na sua base uma orientação de formação empenhada, responsável, e até entusiasta. Geradora também de grandes amizades para toda a vida. 
Em conclusão, a aposta do CNIM nos orientadores de formação foi manifestamente ganha, pesem embora alguns desinteresses ou incapacidades individuais pontuais. As dúvidas que sobre eles foram de início lançadas, procurando sobretudo ridicularizá-los, não colheram, e a prática se encarregou de as dissipar. Há é que os estimular, dignificar e recompensar, até mesmo, por que não, monetariamente.
Para terminar, gostaria de citar a Comissão Consultiva para a Formação Médica, órgão consultivo máximo da União Europeia nesta matéria, e que recomenda expressamente a existência de orientadores de formação nos internatos médicos. Será que essa Comissão tem razão?! Em Portugal já os temos há 8 anos e eu acho que sim, acho que tem razão. 
In Revista do CHC (Centro Hospitalar de Coimbra), 2000

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