sábado, 14 de novembro de 2020

                                      MATERNIDADE NOVA EM COIMBRA

Na sequência do anúncio da decisão da ministra da saúde sobre a localização que quer para a Maternidade nova em Coimbra, sobre o HUC, para substituir as duas que existem, viu-se que havia quem pensasse que o encerramento do Hospital dos Covões por ordem de quem controla o CHUC era um facto consumado. Ficando por isso só um Hospital em Coimbra, o HUC, que não se basta a si próprio, que precisa de atravessar a ponte para pedir ajuda ao outro que não é, para onde manda os doentes que não consegue ou não quer tratar. E é esse Hospital que queria mais duas maternidades em cima? Para mandar mais doentes depois para o que não se quer que seja hospital?? E há quem diga isto com um ar sério? E se apresentem “estudos” que o justificam?! Há quem não tenha vergonha na cara?? Nem bom senso?  Vá que bom senso e inteligência pelos vistos existem na cidade, e em quem a gere e quem colabora na sua gestão...

Muita “distracção”

gente que anda distraída do que se passa na cidade, e ignora as manifestações na rua (cinco), as petições à Assembleia da República (duas) para libertar os Covões de quem quer destruir o Hospital (transformando-o num anexo do HUC, mas sem o qual este não consegue viver!) e com ele a Saúde em Coimbra, os anseios de quem quer ser tratado nos Covões, e não no HUC, e de quem se queixa da Saúde em Coimbra tal como está, o pensar de quase todos os políticos que representam a cidade, e dos que a gerem... O facto de os doentes com Covid-19 estarem a ser tratados no tal “anexo do HUC”…  É muita ignorância!... Ou muito desprezo por toda esta gente!... Em nome dalguns funcionários nomeados para uma administração, a maior parte dos quais não conhece realmente um dos hospitais, e alguns nenhum dos dois!!!

A solução é fácil e rápida

A solução é repor no Hospital dos Covões o pessoal e as valências que de lá foram retirados e amontoados no HUC, sem qualquer aumento de produtividade deste e fazendo com que não se baste a si próprio, estando dependente do “anexo” do outro lado do rio.

Uma vez isso feito - muito simples e rápido de fazer - o Hospital dos Covões estará refeito como Hospital Geral Central, e poderá dar o apoio que sempre deu a uma Maternidade. Esta construída no local certo em Coimbra, num polo de saúde, com bom espaço, saudável, desafogado, sossegado, de fácil acesso e estacionamento. E sem ter de ter um heliporto no telhado!!!

Por outro lado, o outro Hospital, o HUC, poderá voltar a funcionar com normalidade, sem os seus doentes e profissionais terem de estar constantemente a atravessar a ponte para irem aos Covões !!

Esta é A solução! Tão fácil que toda a gente vê, menos meia dúzia de coimbrinhas de Celas que não querem ver... porque têm o atávico preconceito que Coimbra é o burgo à volta da Universidade e o resto, o que vão perdendo de vista, é paisagem!! E junto com eles há alguns outros, poucos... por razões particulares menos básicas...

Mas com certeza que a cidade será mais do que esta meia dúzia quer que seja! Espera-se!

Sem comentários:

Enviar um comentário