quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

              UMA HISTÓRIA CONTADA A PROPÓSITO DOUTRAS HISTÓRIAS,

OU A SUPERESPECIALIZAÇÃO GLOBAL

Durante um bom número de anos o senhor Sarmento (nome fictício) foi lá a casa, no início de cada Inverno, fazer a limpeza e afinação da caldeira a gasóleo do aquecimento central e, ao mesmo tempo, verificar o funcionamento do sistema complementar e integrado de aquecimento por painéis solares. Sem problemas, com eficiência, tornou-se o nosso técnico habitual nessas áreas, quer naquela intervenção de rotina quer nos ocasionais episódios de desregulação ou mau funcionamento daqueles dois sistemas. Com o senhor Sarmento. assunto resolvido no que respeita a aquecimento da casa.

Mas desta vez, este ano, o senhor Sarmento, doente e de cama, segundo nos informou, e não sabendo quando poderia voltar ao trabalho, fez o favor de nos indicar um jovem técnico, duma outra empresa dedicada a esse tipo de trabalho. O dito técnico apareceu e limpou e afinou a caldeira. Naturalmente pedimos-lhe, quando deu esse trabalho por concluído, que fizesse a verificação habitual do sistema de painéis solares. Ah não, isso não podia fazer, porque não era a área dele, não sabia, essa teria de ser realizada por um outro colega lá da empresa dedicado especificamente a esse trabalho. E, enquanto o senhor Sarmento levava cinquenta euros, ele levou setenta. O que nós compreendemos: afinal ele é especialista, só sabe mesmo daquilo, e o Sarmento não… E também compreendemos que se o Sarmento deixar de trabalhar ou, pior ainda, deixar de existir, passaremos a precisar de dois especialistas para o substituir, a setenta euros cada um.

É óbvia a comparação possível desta situação com outras situações e outras profissões também com instituição duma superespecialização crescente, ou uma grande fragmentação do conhecimento. Evidenciando todas elas que a delimitação cada vez mais estreita das áreas especializadas, com a consequente multiplicação do seu número, multiplicará também o número total de especialistas necessários, assim como aumentará os custos com o pessoal especializado. O que não é com certeza despiciendo nas áreas de actividade em que dois problemas fulcrais sejam falta de profissionais e falta de verba.

Sem comentários:

Enviar um comentário